Saturday, July 9, 2011

Despedida da Itália


Despedida da Itália

fotógrafa Rachel Joffily
Natural e calma. É a sensação que tenho sentada no avião meio a duas figurinhas muito conhecidas, meu pai e Rachel, minha irmã mais nova. Acabou minha temporada sozinha. Foi tempo suficiente para estar comigo e suficiente para recebê-los com muita vontade de estar junto. Depois de quase dois meses na Itália me despeço dessas terras. Voamos rumo a Grécia saindo de Roma. Pela janela o litoral oeste Italiano acompanha todo o nosso trajeto.



Dias atrás estávamos dirigindo meio aos girasóis na Toscana. Campos inteiros amarelos e outros verdinhos com as flores ainda fechadas dizendo que o verão ainda estava iniciando. Castelos, cidades medievais eram a decoração da estrada.

fotógrafa Rachel Joffily
fotógrafa Rachel Joffily
Saímos de Florença e fomos à Lucca. Queríamos verificar a rua e ou a praça com o sobrenome da na origem italiana: Giovanini. Chegando lá a moça Italiana de Lucca diz que não tem rua, ou praça com esse nome. Chegou a colocar no Google map para conferir. Meio sem graça eu disse que deixasse pra lá. Saímos na cidade à procura. O mais próximo que achamos foi a Piazza San Giovanni. Mas santo já era demais. Meu pai tirou uma foto lá para marcar o território. Acho que era isso. Era tão importante pra nós estarmos “de voltar” às origens que acreditamos, ou criamos essa lenda. Uma praça com nosso nome.

Ainda na dúvida ligamos para tia Con, que esteve lá, não atendeu. Para tia Sara, que também foi em Lucca, recado. E finalmente para vovó Sonia a neta do Giovanini, que disse: “Isso é lenda. Vovô saiu daí com 14 anos não deve ter tido importância nenhuma”. Disse que a avó sim gostava de tomar banhos nas Montecalcini Terme quando ia à Itália. Bem, no dia anterior, querendo um caminho por estradas mais panorâmicas, tínhamos passado por essa cidade.

Pisa

 Lucca uma graça. Aproveitamos os restaurantes e os aperitivos. Fomos a Pisa aonde o monumental conjunto do Duomo, o Batistério, o Campanário e a Torre em um amplo espaço gramado formam uma fotografia grandiosa. O mármore branco com detalhes em granito verde e rosa e os mosaicos colorem essa paisagem que brilha ao sol de 34 graus.

Mas lindo mesmo foi descer de carro em direção a San Giminiano, a cidade de 72 torres. Que hoje sobraram 15, mas mesmo assim faz dessa cidade medieval preservada uma parada encantadora. Volterra estava perto então fomos lá verificar a cidade que supostamente foi filmado o Crepúsculo. Rachel que tinha visto as imagens disse que a cidade era linda. E é mesmo só que o filme não foi filmado ali. Mas em uma cidade próxima toda murada. Não tínhamos mais tempo para a caça aos vampiros então seguimos. Descemos pelos lindos campos de girasóis em direção a Montalcino. A idéia era achar um hotel no campo para dormirmos. Já tinha visto que nessa região de Chianci o agriturismo era bem explorado. Vale à pena. E ficamos no primeiro que paramos. Mais girasóis, subindo, subindo uma estradinha encontramos uma casa de campo antiga cheia de hortênsias, uma grande piscina e uma vista morro abaixo verde e amarela, alternando as flores com os frutos da região.

Final de um dia de carro nada melhor que um banho de piscina e um jantar completo. Completo na Itália significa: entrada, primeiro prato – pasta, segundo prato – carne, sobremesa, tudo regado a vinho e no final grapa. Para o meu pai, porque precisa ter caixa grande para encarar. Gostoso foi a chuvinha que refrescou mas depois do jantas sem pingos fomos para um pergolado estender a conversa e terminar a garrafa de vinho, produzida na casa. Recolhemo-nos depois desse fim de dia de passeio pela toscana em nosso apartamento enorme. Nome do quarto: Girasol. Meu pai deu uma sacaneadinha, dizendo que era muita sincronicidade! Porque eu passei o dia dizendo, “olha que lindo”, “olha”, e de novo, “olha”, “para pra tirar foto! Vem Rachel, no meio do campo de girasóis!”. Rachel com sua máquina bem melhor que a minha agora é minha “personal” fotógrafa. Estou deitando e rolando com isso, poso para cá e para lá. A minha máquina fica guardada depois da sua chegada. Sem contar que com seu olho e gosto pela fotografia faz desses tesouros de viagem ainda mais preciosos. Obrigada irmã. Mas não estou explorando já combinamos com cachê na volta.


Acordamos no campo toscano com trovões. Reclamando do calor e advertindo esses meus companheiros de viagem antes de sua chegada, a Toscana foi misericordiosa com eles, pelo menos nos primeiros dias. O campo aqui é para turistas então acorda é devagar. Só nós três de pé esperando o rapaz do café chegar para abrir o salão. 5 minutos depois do horário chega ele correndo, mas em outros 5 minutos o café está ali deliciosamente servido. Cappuccino feio um a um, mortadela cortadinha na hora, pães, bolos, geléias caseiras. E uma maça verde, durinha e azedinha que dessas só tem aqui mesmo.
Seguimos para Montalcino. Região de Brunello. O vinho parece mais elaborado que o Chianci, mais antigo. E achei mais gostoso depois da degustação precoce – antes do meio dia. Um lindo castelo medieval, uma cidade nada turística, ainda acordando, boa para passear. Paramos num boteco para tomar um café, que redeu presunto cru, com pão toscano, azeite extra virgem. Pleonasmo na região. Toda azeite que nos apresentam aqui é extra virgem. Não resisto e peço uma taça das que dançam a minha frente me seduzindo. E melhor, pedindo uma taça chegam duas para degustar, cada uma com o nome do vinho e o ano anotados na base. Uma delícia. Foi ótimo que com essa prova sabíamos como comprar as garrafas para tomar com a mamãe em nosso futuro encontro, na Grécia.

Carregamos na mala agora duas garrafas de Brunello de Montalcino compradas lá mesmo. Chique! E ontem em Roma aumentou o valor pois no restaurante esse vinho é caro. O nosso barato e com mais gosto pois foi buscado na fonte.

Roma nos recebe com uma degustação de vinho branco, embutidos, queijo e “crostine” para preparar nosso corpo e espírito para a primeira visita, Fontana de Trevi. Que fecharia nossa visita a Roma e a Itália, porém iluminada a noite.

Eu não esperava muito de Roma. Como já falei sou provinciana. Pessoa que não gosta de Nova York, São Paulo, prefere as vilas às megalópoles. Contudo, os monumentos imensos e a arquitetura belíssima de Roma com sua dezenas de praças têm o seu charme. Mas o encanto foi passear pela Roma antiga com uma guia romana que fala brasileiro, não é português, pois aprendeu na embaixada brasileira. O Coliseu é um espetáculo a parte. E as ruínas da Roma antiga tem outra gravação em nosso cérebro quando absorvida acoplada com uma riqueza de detalhes trazidos por nossa guia. 

Estávamos frente à duas colunas mas sabíamos que ali era a casa e o tempo das sacerdotisas Vestais. Elas mantinham o fogo da família eternamente acessos, que também era o fogo do governo. Nesse encontro de uma pessoa cheia de informações e cultura e nós três sedentos de significados para aqueles blocos que pisavamos montamos uma história cheia de palavras e imagens. Minhas imagens tinham até faces e movimentos dessas figuras, que me encantaram, mulheres designadas a manter o fogo centro da família acesso. O fogo que aquece e que alimenta. O movimento e a beleza dessas mulheres passeavam em minha mente. Elas tinham um poder ímpar para o gênero. Mulheres que decidiam até a liberdade de um condenado se assim fosse o seu desejo. Se assim foram ou não eu não sei, mas os seus vestidos brancos voavam em meus pensamentos emocionando meu coração. E a deusa Venus estava ali representada em vários pontos daquelas ruínas, sobraram só as colunas e sua presença. Caminhar por ali o centro de um império masculino mas com um ar de feminilidade e beleza que são virtudes daquela que os guardava.

Deixamos a Itália e damos um tempo para integrar todas essas experiências banhados pelo mar Egeu. E será nas Ilhas Gregas que fecharei os últimos dos meus 100 dias sabáticos. Agora já sinto a proximidade da volta. E tenho essa estranha e ao mesmo tempo conhecida percepção da relatividade do tempo. Inexorável.


Para passear pela Itália:
Acesse galeria de fotos feitas pela Rachel Joffiy

http://flic.kr/s/aHsjvx1gxJ

E mais algumas pra vocês:

San Giminiano
Pra vocês! Flores com saudades!



Florença
Fotógrafa Rachel - Casamento em Vinci

Pausa para o Café - sempre!







1 comment: