Friday, June 3, 2011

10 dias nas 5 Terre


10 dias nas 5 Terre

Não sei como pensei que fosse ficar pouco. Desde o início quando pensava onde passaria os meus dias sabático, a Ligúria e a Toscana eram as regiões que queria passar mais tempo. Mas reservei a princípio 3 noites, que foram estendidas por mais duas e depois mais 5. Acabei passando 10 dias maravilhosos entre o mar e as montanhas. O trem interliga as cidades. Mas também dá para ir de barco. E foi o que fiz para conhecer Portovenere um lugar de veraneio... ou de casamento? O passeio de barco foi lindo margeando a encosta quando um castelo medieval aparece no alto da montanha.




E foi nesse castelo que vi um casal paremantado de noivos fazendo o book de casamento com esse cenário, sol, mar, paredes e muralhas do castelo medieval... e o véu branco enorme voando enquanto alguns fotógrafos procuravam o melhor ângulo. Logo mais vi esse mesmo casal num veleiro brindando um Prosseco (deveria ser, não é?! Na Itália) e mais fotos. Caminhei até a igreja na ponta que adentra ao mar. E mais um casal meio a clicks e mais clicks.


  Observem nessa terra tem tanto castelo que esse em Portovenere é alugado para festas. Ano que vem faço 35 anos. Uma boa data para fazer uma festa em um castelo à beira mar. O que acham? Posso reservar?
O dia foi uma delícia nesse balneário. A região é produtora de vinho, azeite de oliva e perfume. Subo uma ruazinha estreita da antiga vila romana e encontro uma loja de azeite. Linda! Potes enormes de azeite extra virgem. O cheiro humm uma delícia! Aproveito que meu sabonete e hidratante acabaram e reponho com produtos da região. Sabonete de azeite de oliva com sândalo e o hidratante, fresco, do mesmo óleo. Isso é muito gostoso! Na medida em que avança a viagem, além de novos adornos dos lugares que passo, vou acrescentando, em mim, cheiros das especialidades locais. Os sentidos estão sempre sendo estimulados. Mais alguns passos rua acima e encontro uma linda lojinha de perfumes. Aí descubro que Portovenere, Vernaza (5 Terre) e mais outras cidades nas montanhas da ligúria produzem perfumes, cremes, sabonetes líquidos. Vanila, Tabaco, Figo... muitas essências. Reponho o sabonete líquido que também tinha acabado e não resisto e compro o perfume (mini de bolsa) da mesma essência. Agora meus banhos e pós banhos têm aromas da região.

Aproveitei a cidade durante todo o dia. E quando esperava o barco para voltar para Rimaggiore centenas de pessoas vestidas para o casamento desfilavam nas calçadas. Era sábado. Os sinos daquela igreja à beira mar, que falei, tocavam a marcha nupcial. E os convidados desembarcavam dos barcos aos montes. As mulheres se equilibravam para conseguir andar de salto naquelas ruas de pedra. Um casal de senhores italianos sentado no banco ao meu lado comentava cada um que passava. E eu ria. “Essa, nossa está bonita.” “Essa que horror!” Aí passa uma com um mini vestido e o marido: “Hum vou acompanhar essa aí!” Aí a mulher fica brava (tudo igual).

A volta de barco no fim do dia foi linda!


 

Fiquei uns três dias passeando, lendo, meditando e comendo. Sozinha. Quando já estava cansando de só eu comigo mesma. Conheço um menina, nascida na China, mas que mora nos EUA desde 4 anos. Também de 21 anos como as outras que conheci antes. Estou andando com “suas amigas, Kel”.

Ela foi uma ótima companhia. Toda animada. Deslumbrada com a viagem. Está fazendo vários países em um mês. O tipo de viagem que não gosto. Ela fica muitas vezes um dia só no lugar. Então estou sentada num banco no meio da rua em Riomaggiore com uma preguiça achando que vou ficar por conta do atoa na vila... e ela aparece. Puxa conversa. E ofereço para levá-la para conhecer as 5 Terre e fazer as trilhas. Faço o passeio que tinha feito no primeiro dia só que no sentido inverso saindo da minha cidade Riomaggiore e chegando em Monteroso, na praia no final do dia, com direito a banho de mar.

Só que dessa vez me sinto uma guia turística, levo ela para tomar o melhor sorvete da Itália (até então) na cidade tal, almoçar na outra e quando entramos na loja dos perfumes (em outra cidade não na que comprei) a vendedora é a mesma e nos reconhecemos. Ela trabalha metade da semana em Portovenere e metade em Vernaza. Lembra da essência que comprei e diz para Carol (minha nova colega) essa é a preferida dela. Gente, estou local, não estou?!

 



Carol foi até a ligúria para passar 24 horas, mas também gosta tanto que atrasa algumas horas (só), sua partida para Roma. Diz que adorou estar comigo, que é muito bom sair para comer comigo. Também uma das coisas que mais gosto na viagem! Então fico na vila para passar esse meio dia com ela.



 As 5 Terre é realmente um lugar para se estar. Cenário que eu sempre sonhei, pequenas vilas incrustadas na montanha o mar à frente, verde absoluto. As cidades são mais turísticas do que eu pensava, mas quando se está lá por muitos dias é fácil sair do circuito comum. Fiz várias coisas gostosas. Voltei à trilha do amor para correr no fim de tarde. Comprei coisinhas na venda de manhã e fiz meu café da manhã na praia. No último dia fui e voltei andando (pela trilha do amor) para jantar em Monarola. É de suspirar o caminho no alto do penhasco, mar embaixo, o sol descendo e você indo a pé de uma cidade para outra para jantar. E só 15 minutos.

Deixei as 5 Terre satisfeita. Fiquei o tempo que precisava para aproveitar e descansar.



Como as imagens são lindas demais acrescento mais algumas para vocês viajarem um pouco mais comigo:


Entrada da Trilha do amor, começamos a trilha daqui na segunda vez, com a Carol (EUA).


Rimaggiore, minha casa nesses 10 dias.



Corniglia, a cidade do melhor sorvete do mundo. Eles preparam de manhã com frutas frescas para vender durante do dia.

Vista da Trilha do amor janellinhas a cima. Janelas abaixo Túnel do trem.





Eu no portão dos cadeados trilha do amor. Estava indo jantar em Manarola.



Manarola

Riomaggiore, minha morada.
Vernaza
Trilha do amor, caminhando para jantar no fim do dia. Eu tirando foto de mim mesma.
Ao amor!

5 Terre - de 17 a 27 de maio de 2011

No comments:

Post a Comment